Plantas e Animais

Cachorro Shitzu (Shih Tzu): temperamento, características da raça e muito mais

O cachorro Shitzu (Shih Tzu) é um cão pequeno, robusto e com um corpo ligeiramente mais longo do que alto. Originário da China, seu nome em mandarim significa “Cão Leão”. Conheça a seguir as características do cachorro Shitzu.


Cachorro Shitzu (Shih Tzu)

Um Shitzu (Shih Tzu) normalmente tem tamanho médio de 28cm, pesando de 4 a 7kg.

Características do cachorro Shitzu

A cabeça do cachorro Shitzu é redonda e larga entre os olhos. Os grandes olhos redondos são de cor escura. As orelhas do Shitzu pendem e são cobertas de pêlos abundantes. A cauda é média e coberto de pêlos. O pêlo acima dos olhos é frequentemente amarrado em um coque. O cachorro Shitzu tem uma barba profusa e os pêlos do focinho são curtos.

Temperamento do Shitzu

O cachorro Shitzu é um cão alerta e alegre. Leal com seus donos, o cachorro Shitzu faz amigos com facilidade e responde bem a um adestramento consistente, que pode fazer do cachorro Shitzu um cão de guarda muito atento. Corajoso, inteligente, brincalhão e carinhoso, o cachorro Shitzu gosta de estar com pessoes e geralmente se dá bem com outros animais de estimação.

Adestramento do cachorro Shitzu

O dono de um cachorro Shitzu precisa deixar claro quem é o “líder” da casa, impondo regras consistentes para não permitir que eles assumam o “controle” da casa. Caso contrário, o Shitzu poderá se tornar ansioso, irritadiço e indigno de confiança com as crianças, pois ele agirá com obstinação para defender sua posição de líder do grupo. Este comportamento não é a característica do cachorro Shitzu. Na verdade, é o resultado da forma como o cachorro Shitzu é tratado pelas pessoas à sua volta.

Dê regras e limites ao cão. Leve-o para caminhadas diárias para queimar a energia mental e física. Assim, o temperamento do cachorro Shitzu será doce e amigável.

Origem do cachorro Shitzu

Documentos do século XVI e pinturas mostram cães que se assemelham ao Shitzu. O cachorro Shitzu descende do cruzamento do Lhasa Apso (ou cão tibetano da montanha) com o Pequinês, na cidade de Pequim no século 17. Os cães eram os favoritos da realeza chinesa e eram tão valorizados que, durante anos, os chineses se recusavam a vender, trocar ou doar qualquer um dos cães.

Cuidados com o Shitzu

O Shitzu requer que seu pêlo seja cortado com regularidade e o uso de uma escova de cerdas com para manter uma boa aparência. Quando o pêleo fica muito longo, recomenda-se algum tipo de coque para evitar que caiam nos olhos. O Shitzu têm olhos sensíveis que precisam ser mantidos limpos.

Expectativa de vida do Shitzu

Bem cuidado e com visitas regulares ao veterinário, o cachorro Shitzu vive cerca de 15 anos ou mais.

Cão Shitzu (Shih Tzu)

O Shitzu (Shih Tzu) é bom para a vida de apartamento. É recomendável o uso de um coque para impeder que seus pêlos caiam sobre seus olhos.


Leia também...

Cachorro Bulldog Inglês: temperamento, características da raça e muito mais
O Cachorro Bulldog Inglês é um...
Cachorro Labrador Retriever: temperamento e características da raça
O cachorro Labrador Retriever,...
Insetos: características e classificação
Os insetos são animais do ramo...
Cachorro Poodle Toy: temperamento, características da raça e muito mais
O Cachorro Poodle Toy possui f...
Orquídeas: como cuidar bem delas!
As orquídeas são flores que co...
Bonsai: Cuidados importantes para manter a planta saudável
O Bonsai passa a impressão de ...
Hotel para Cães: cuidados na escolha
Um Hotel para Cães é a solução...
Plantas artificiais para decoração
Plantas artificiais na decoraç...
Melhores Plantas Para Vasos
Para quem deseja conhecer mais...
Dicas para um jardim de vasos
Confira nossas dicas de jardim...
Cachorro Pit Bull Terrier, temperamento e características da raça
Conheça a raça de cachorro Pit...
Dicas para comprar plantas ornamentais para casa
Dicas preciosas para quem dese...
Bookmark and Share
6 comentários para Cachorro Shitzu (Shih Tzu): temperamento, características da raça e muito mais
  • TUCA

    tenho um shitzu de 1 ano e 8 meses ele e super carinhoso brincalhao,comprei ele com 40 dias esta super acostumado conosco,mimamos bastante ele e nosso bebe aqui em casa…
    só que as vezes ele nos surpreende com atitude de avancar e morder,E MORDE PRA VALERRRRR…as pessoas que convive come ele, enclusive a mim que fico o dia todo com ele.PORQUE.
    GOSTARIA DE SABER SE PODE ME AJUDAR.

  • cassia

    Como saber quando a cachorra ta no cio? E como coloco ela pra cruzar?

    • Laucia

      Além do sangramento que pode ser forte ou fraco, o orgão sexual dela tmb fica bem inchadinho, pode ser que ela venha a ficar um pouco agitada ou mesmo agressiva mas isso e muito relativo entre os animais.
      Mas o primeiro cio da cadela só vem com 8 meses de idade, esta chegando perto, fique atenta .
      Basta deixa-la a sós com um macho, (da mesma raça) e esperar a natureza agir

  • Laucia

    Nosso cachorro(macho) é um doce, nao avança em ninguém, adora crianças… aprendeu a fazer o xixi na fraudinha pra cachorros, e de uns tempos pra cá vem fazendo xixi no fogão da casa… nao aguento mais rsrs” ja tentei de tudo, alcool, vinagre, oo pipidog, e nada, alguém pode me ajudar???

  • sabrina

    oi quannto é o cachorro shih

Deixe um Comentário