Plantas e Animais

Cachorro Shitzu (Shih Tzu): temperamento, características da raça e muito mais

O cachorro Shitzu (Shih Tzu) é um cão pequeno, robusto e com um corpo ligeiramente mais longo do que alto. Originário da China, seu nome em mandarim significa “Cão Leão”. Conheça a seguir as características do cachorro Shitzu.


Cachorro Shitzu (Shih Tzu)

Um Shitzu (Shih Tzu) normalmente tem tamanho médio de 28cm, pesando de 4 a 7kg.

Características do cachorro Shitzu

A cabeça do cachorro Shitzu é redonda e larga entre os olhos. Os grandes olhos redondos são de cor escura. As orelhas do Shitzu pendem e são cobertas de pêlos abundantes. A cauda é média e coberto de pêlos. O pêlo acima dos olhos é frequentemente amarrado em um coque. O cachorro Shitzu tem uma barba profusa e os pêlos do focinho são curtos.

Temperamento do Shitzu

O cachorro Shitzu é um cão alerta e alegre. Leal com seus donos, o cachorro Shitzu faz amigos com facilidade e responde bem a um adestramento consistente, que pode fazer do cachorro Shitzu um cão de guarda muito atento. Corajoso, inteligente, brincalhão e carinhoso, o cachorro Shitzu gosta de estar com pessoes e geralmente se dá bem com outros animais de estimação.

Adestramento do cachorro Shitzu

O dono de um cachorro Shitzu precisa deixar claro quem é o “líder” da casa, impondo regras consistentes para não permitir que eles assumam o “controle” da casa. Caso contrário, o Shitzu poderá se tornar ansioso, irritadiço e indigno de confiança com as crianças, pois ele agirá com obstinação para defender sua posição de líder do grupo. Este comportamento não é a característica do cachorro Shitzu. Na verdade, é o resultado da forma como o cachorro Shitzu é tratado pelas pessoas à sua volta.

Dê regras e limites ao cão. Leve-o para caminhadas diárias para queimar a energia mental e física. Assim, o temperamento do cachorro Shitzu será doce e amigável.

Origem do cachorro Shitzu

Documentos do século XVI e pinturas mostram cães que se assemelham ao Shitzu. O cachorro Shitzu descende do cruzamento do Lhasa Apso (ou cão tibetano da montanha) com o Pequinês, na cidade de Pequim no século 17. Os cães eram os favoritos da realeza chinesa e eram tão valorizados que, durante anos, os chineses se recusavam a vender, trocar ou doar qualquer um dos cães.

Cuidados com o Shitzu

O Shitzu requer que seu pêlo seja cortado com regularidade e o uso de uma escova de cerdas com para manter uma boa aparência. Quando o pêleo fica muito longo, recomenda-se algum tipo de coque para evitar que caiam nos olhos. O Shitzu têm olhos sensíveis que precisam ser mantidos limpos.

Expectativa de vida do Shitzu

Bem cuidado e com visitas regulares ao veterinário, o cachorro Shitzu vive cerca de 15 anos ou mais.

Cão Shitzu (Shih Tzu)

O Shitzu (Shih Tzu) é bom para a vida de apartamento. É recomendável o uso de um coque para impeder que seus pêlos caiam sobre seus olhos.


Leia também...

Cachorro Boxer: temperamento, características da raça e muito mais
A raça de cachorro Boxer tem s...
Insetos: características e classificação
Os insetos são animais do ramo...
Cachorro Poodle Toy: temperamento, características da raça e muito mais
O Cachorro Poodle Toy possui f...
Bonsai: Cuidados importantes para manter a planta saudável
O Bonsai passa a impressão de ...
Hotel para Cães: cuidados na escolha
Um Hotel para Cães é a solução...
Plantas artificiais para decoração
Plantas artificiais na decoraç...
Plantas para Apartamentos
Muitos adoram criar plantas em...
Melhores Plantas Para Vasos
Para quem deseja conhecer mais...
Dicas de Plantas Ornamentais - Jardim, Interiores e Paisagismo
Existem muitas formas de decor...
Dicas para um jardim de vasos
Confira nossas dicas de jardim...
Cachorro Pit Bull Terrier, temperamento e características da raça
Conheça a raça de cachorro Pit...
Dicas para comprar plantas ornamentais para casa
Dicas preciosas para quem dese...
Bookmark and Share
5 comentários para Cachorro Shitzu (Shih Tzu): temperamento, características da raça e muito mais
  • TUCA

    tenho um shitzu de 1 ano e 8 meses ele e super carinhoso brincalhao,comprei ele com 40 dias esta super acostumado conosco,mimamos bastante ele e nosso bebe aqui em casa…
    só que as vezes ele nos surpreende com atitude de avancar e morder,E MORDE PRA VALERRRRR…as pessoas que convive come ele, enclusive a mim que fico o dia todo com ele.PORQUE.
    GOSTARIA DE SABER SE PODE ME AJUDAR.

  • cassia

    Como saber quando a cachorra ta no cio? E como coloco ela pra cruzar?

    • Laucia

      Além do sangramento que pode ser forte ou fraco, o orgão sexual dela tmb fica bem inchadinho, pode ser que ela venha a ficar um pouco agitada ou mesmo agressiva mas isso e muito relativo entre os animais.
      Mas o primeiro cio da cadela só vem com 8 meses de idade, esta chegando perto, fique atenta .
      Basta deixa-la a sós com um macho, (da mesma raça) e esperar a natureza agir

  • Laucia

    Nosso cachorro(macho) é um doce, nao avança em ninguém, adora crianças… aprendeu a fazer o xixi na fraudinha pra cachorros, e de uns tempos pra cá vem fazendo xixi no fogão da casa… nao aguento mais rsrs” ja tentei de tudo, alcool, vinagre, oo pipidog, e nada, alguém pode me ajudar???

Deixe um Comentário