Carros

Carro Flex: quando usar álcool ou gasolina?

A dúvida sobre qual é o momento certo de usar álcool ou gasolina em um carro flex, em termos eonômicos, é alimentada por uma série de mitos e casos que são ouvidos de pessoas que possuem um carro flex. Veja a seguir um mito muito conhecido a respeito de do carro flex e descubra quando é economicamente mais vantajoso usar o álcool ou a gasolina no carro total flex.


Carro flex

Carro flex: Quando é mais vantajoso usar álcool ou gasolina?

Um mito sobre o Carro Total Flex

Existe uma história, que muitas pessoas não entendem muito bem, de que o carro flex – cujos combustíveis podem ser álcool, gasolina ou os dois – precisam sempre de ter gasolina para dar partida no motor.

O que acontece é que a temperatura para iniciar a combustão da gasolina é de 25°, uma temperatura abaixo da média do Brasil, por questão de economia, a temperatura para combustão da gasolina costuma ser ainda menor, de 17°. Já o álcool precisa de uma temperatura maior para dar partida, o que gera o conhecido problema do carro movido á álcool demorar em ligar quando a temperatura está muito baixa, aí é mais prático dar partida com o motor na gasolina.

Carro Flex: Quando é mais vantajoso usar álcool ou gasolina?

Para começar, precisamos lembrar a origem do álcool. O álcool é obtido a partir da cana de açúcar, que precisa ser plantada antes de ser usada. Por esse motivo, no período conhecido como entressafras, o preço do álcool aumenta, o que afeta quem tem um carro movido à gasolina ou um carro flex.

Devido ao período entressafras, é comum ver que existe uma grande oscilação no preço do álcool nos postos. Nos períodos de safra, o álcool costuma ter um valor bem abaixo do valor da gasolina, já no período entressafras, o preço do álcool aumenta, e quem tem um carro flex fica com a dúvida: é melhor colocar álcool ou gasolina?

Quem tem um carro flex, precisa lidar sempre com essa dúvida. Para descobrir quando é ou não vantajoso abastecer com álcool. A conta para saber quando é vantajoso abastecer um carro flex com álcool é a seguinte:

Multiplique o preço do litro da gasolina por 0,7. Se der um resultado menor do que o preço do litro do álcool, abasteça com gasolina, se der um resultado maior, abasteça seu carro flex com álcool.

Dessa maneira, o proprietário de um carro flex pode aproveitar a economia que um carro bicombustível pode proporcionar.


Leia também...

Carros antigos e clássicos
Há inúmeras exposições de carr...
Carros automáticos baratos
Houve um tempo em que ter um c...
Carros famosos
Antes de falar sobre carros fa...
Novo Sandero 2012
O Sandero é um modelo da Renau...
O que é Rodízio de Pneus? Para que serve?
Rodízio de pneus é uma troca e...
DETRAN: Renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
O DETRAN atua da liberação e r...
GNV (Gás Natural Veicular) estraga o motor?
Afinal, GNV estraga o motor? E...
Novo Honda Civic 2012 – fotos e resenha
O Novo Honda Civic 2012 é o ma...
Como funciona o Rastreador com Seguro para Veículos?
O serviço de Rastreador com se...
Carros usados: sites de anúncios grátis
Se você pretende comprar ou ve...
Consulta de multas DETRAN SP, passo a passo
Passo a passo de como fazer um...
Qual o melhor GPS automotivo?
Qual o melhor GPS automotivo p...
Bookmark and Share

Deixe um Comentário