Casa

Coifa ou depurador de ar? Qual o mais indicado para sua cozinha?

Para saber o que é mais indicado para a sua cozinha – uma coifa ou um depurador de ar – é preciso pensar nas possibilidades de instalação e no tempo que será gasto na manutenção tanto de uma coifa quanto de um depurador de ar.


Coifa ou depurador de ar - como escolher o melhor

Coifa ou depurador de ar - como escolher o melhor?

O que é uma coifa e o que é um depurador de ar

Tanto a coifa quanto o depurador de ar são aparelhos que servem para minimizar os odores da cozinha e também para evitar que a gordura fique na cozinha, incrustando na parede e deixando o ambiente desagradável. A grande diferença entre a coifa e o depurador de ar diz respeito à eficácia de ambos e aos métodos de instalação e manutenção, a função de ambos é a mesma.

Vantagens e desvantagens do depurador de ar

O depurador de ar tem um sistema de bifásico de tratamento do ar. Na primeira fase desse tratamento, há um filtro – que pode ser de aço INOX ou de alumínio – e que depura a gordura da cozinha. Já na segunda fase, é usado carvão ativado para reter a gordura e parte dos odores da cozinha.

A grande vantagem do depurador de ar é que ele não precisa de saída externa, poupando tempo e dinheiro de instalação. Mas se por um lado a instalação é mais prática e menos custosa, por outro lado a manutenção do depurador de ar demanda mais tempo, já que o filtro deve ser limpo periodicamente e o carvão deve ser trocado. No depurador de ar, o ar da cozinha é aspirado para dentro do aparelho, filtrado e depois é devolvido ao ambiente.

Vantagens e desvantagens da coifa

A coifa tem um sistema mais simples do que o do depurador de ar, mas demanda mais gasto para a sua instalação. Diferentemente do depurador de ar, a coifa necessita de uma saída externa para funcionar, pois não filtra o ar para retorná-lo à cozinha e sim suga o ar e manda para fora da cozinha. A saída da coifa pode ser pelo teto, quando há essa possibilidade ou pela parede.

A vantagem da coifa é que ela retira uma porcentagem maior de gordura e odores da cozinha, sendo por isso mais eficaz. Além disso a coifa não demanda tempo de manutenção, pois não há filtros para limpar ou carvão para trocar como no caso do depurador de ar. A coifa pode ser considerada mais eficaz embora demande mais espaço e investimento para ser instalada.

É possível perceber que a coifa e o depurador de ar tem vantagens e desvantagens, e que para escolher se o melhor para a sua cozinha é a coifa ou o depurador de ar é preciso pensar qual deles oferece as melhores vantagens e as desvantagens mais suaves para o seu caso.


Leia também...

Forno de Microondas, como funciona?
Os fornos de microondas mudara...
Escada de caracol: fotos, tipos e modelos
A escada de caracol é muito us...
Dicas para tirar boas fotos
As melhores dicas para tirar b...
Refrigerador Brastemp - Novos Modelos e Preços
Achar um modelo de refrigerado...
Refrigeradores Frost Free: marcas e modelos disponíveis
Os modelos de refrigeradores f...
Ventilador de Teto: modelos e dicas para antes de comprar
O Ventilador de teto é um dos ...
Dicas de Iluminação para Ambientes
Qual a iluminação adequada par...
Panelas Tramontina, modelos atuais
As panelas Tramontina de aço i...
Decoração: cor de quarto de casal
Você pode combinar diversas co...
10 princípios do Feng Shui na decoração
Conheça os 10 princípios do Fe...
Ar Condicionado Portátil: vantagens e opções
O ar condicionado portátil pod...
Como tirar ferrugem de objetos de metal
Tirar ferrugem de metal não é ...
Bookmark and Share
1 comentário para Coifa ou depurador de ar? Qual o mais indicado para sua cozinha?
  • Rejane

    Boa noite ,preciso comprar um aparelho de depurador de ar ou uma coifa,já sei a diferença,mas como a oferta é grande ,não sei o que escolher em termos de eficiência. Pode me ajudar?Minha cozinha é pequena e tenho como instalar uma coifa ,mas cozinho apenas dois dias em casa.Pensei na Tramontina ,mas vi algumas reclamações sobre o funcionamento ,e depurador vi em um teste o Continental e o Brastemp bat 60,ganhou o Continental.

    Obrigada pela ajuda

    Rejane.

Deixe um Comentário