Gastronomia

Como fazer batatas fritas crocantes e sequinhas – Receitas

Existem muitas dicas e truques de como fazer batatas fritas crocantes e sequinhas. Afinal, muita gente adora batatas fritas crocantes por fora e macias por dentro. São uma delícia. Hummm…


Como fazer batatas fritas crocantes e sequinhas

Batatas fritas crocantes e sequinhas são uma preferência nacional!

Batatas fritas crocantes, as “French Fries”

Um dos truques mais antigos de como fazer batatas fritas crocantes e sequinhas é a chamada “fritura dupla”. Aparentemente, era assim que as batatas fritas eram preparadas no século XIX, na Europa, método que os ingleses atribuíram aos franceses – por isso a origem do nome “french fries” para batatas fritas em inglês, embora os franceses a chamem de “pommes frites”.

No entanto, antes apresentarmos este método de como fazer batatas fritas crocantes e sequinhas, existe outra forma que consiste em cortar as batatas em estilo palito (todos devem ter um tamanho semelhante) e mergulhar os pedaços dentro da água para soltar o amido, antes da fritura.

Mas para este método dar certo, depende muito do tipo de batata utilizada. Existem vários tipos de batatas, alguns com mais e outros com menos quantidade de amido em suas células, que incham quando cozidos, o que faz com que as batatas fritas fiquem crocantes e macias por dentro.

Cozinhar as batatas antes da fritura

Porém, uma forma que costuma dar certo, como acontece com alguns legumes, consiste em primeiro cozinhar as batatas em fogo brando para depois fazer a fritura. Muitos chefs costumam dar um toque de sofisticação neste truque para conseguir batatas fritas crocantes e sequinhas. Cozinham na água as batatas cortadas em palito e depois fritam no azeite. O resultado é uma batata frita extremamente crocante por fora e com um miolo bem macio, quase amanteigado.

A fritura dupla das batatas

Algumas batatas fritas em fogo alto em um período de tempo muito rápido costumam apresentar uma fina crosta crocante. Porém, logo esta fina crosta amolece com a umidade da batata em si.

Para que o efeito da crosta crocante da batata não se perca, deve-se primeiro fazer uma fritura em fogo moderado, com a temperatura do óleo entre 120 º C e 150 º C. Isto permite que o amido da superfície se dissolva e as paredes celulares externas das batatas sejam reforçadas, criando uma crosta mais grossa. Este é o começo da preparação de batatas fritas crocantes e sequinhas

Esta primeira fritura deve durar entre 7 e 10 minutos. Em seguida, retire as batatas do óleo e deixe-as secando sobre uma folha de papel absorvente. As batatas ainda não estão douradas.

Este é o momento de aumentar a temperatura do óleo para cerca de 175 º C. Enquanto isso, deixe as batatas descansando até que estejam à temperatura ambiente. Porém, não deixe esfriar muito. Pode ser o tempo entre uma porção e outra de fritura.

A segunda fritura irá fornecer a fina camada  crocante da batata frita. Quando o óleo chegar à temperatura indicada acima, temos de voltar a jogar no óleo as batatas pré-fritas. Em dois minutos as batatas fritas ficarão crocantes e douradas.

Em seguida, escorra bem em papel absorvente. Uma dica preciosa: jogue o sal nas batas fritas enquanto estão no papel secando a gordura. O sal irá aderir na batata, ficando mais saboroso.

Agora que você já sabe como fazer batatas fritas crocantes e sequinhas, arrase na cozinha!  Sucesso!


Leia também...

Sopa Verde - receita deliciosa!
A Sopa Verde é perfeita para q...
Feijão com arroz, o prato brasileiro mais famoso
Atualmente o feijão com arroz ...
Vinho Verde Português
O Vinho Verde Português é uma ...
Pizza Hut São Paulo (SP) – Endereços e Telefone delivery
A Pizza Hut é um restaurante c...
Como fazer arroz: duas receitas super simples!
Não existe apenas uma forma de...
Como fazer bolo de chocolate - receitas saborosas e rápidas
Fazer um bolo de chocolate é u...
Receita de bolo de cenoura no liquidificador: simples e rápida
Uma boa razão para aprender um...
Cacau Show: chocolates e lojas
As Lojas Cacau Show são para q...
Como preparar macarrão de panela de pressão
Veja como preparar um delicios...
Dicas de lanches para festas
Veja nossas dicas de lanches p...
Panela Elétrica de Arroz: Receitas e Modelos
Existem vários modelos de Pane...
Sorvetes Kibon, Sabores e Receitas
Kibon sorvetes é uma referênci...
Bookmark and Share

Deixe um Comentário