Ensino

Como fazer um currículo: passo a passo

O primeiro passo na busca por um emprego é descobrir como fazer um currículo. Este é um aspecto que faz diferença no resultado que será obtido ao enviar o currículo para uma empresa. Deve-se pensar o currículo como o primeiro contato que a empresa terá com o candidato, e, portanto a apresentação é importante nesse momento. Veja abaixo como fazer um currículo eficiente.


Como fazer currículo

Como fazer um currículo: passo a passo

É possível encontrar diversos modelos de como fazer um currículo. Esses modelos dizem respeito à disposição das informações. Veja abaixo a ordem que as informações devem seguir:

– Nome; nacionalidade; estado civil, idade; endereço; telefone para contato. Isso deve vir separado do restante do currículo, pois são os seus dados pessoais.

– Formação. Aqui você deverá colocar o seu nível de formação mais moderno. Se você tiver curso superior, deverá colocar o curso, a instituição em que fez o curso e o ano de conclusão. Isso vale para os demais níveis de formação.

– Experiência profissional. Aqui você deverá colocar o período em que trabalhou nas empresas; o nome das empresas em que trabalhou; o cargo que ocupou e as atividades desempenhadas. As experiências devem ser colocadas em ordem temporal, da mais recente para a mais antiga.

– Qualificação profissional. Aqui você deve colocar as qualificações que possui, como idiomas que domina, cursos que tenha feito.

– Objetivo. Aqui você deve escrever qual o seu objetivo ao enviar o currículo. Nesse espaço você deve colocar o cargo ao qual está se candidatando.

– Informações adicionais. Aqui você pode escrever informações que sejam relevantes e que ainda não tenham sido colocadas em outra parte do currículo.

A importância de saber como fazer um Currículo

Quando for fazer um currículo, le,bre-se que ele pode abrir ou fechar portas para uma pessoa. Em um currículo conta tanto as qualificações do candidato quanto a apresentação, por isso é importante não descuidar de nenhum desses aspectos.

Perceba que muitas vezes as pessoas fazem uma série de cursos que não tem relevância para a vaga á qual estão se candidatando. O resultado disso é um currículo muito extenso, que cansa o selecionador e não diz muito sobre as qualidades que o profissional tem para desempenhar um papel específico na empresa. Então, quando for fazer um currículo, evite colocar cursos de áreas distintas da sua área de atuação. Como colocar no currículo que tem curso de pintura para se candidatar a uma vaga de contador.

A dica mais importante para quem deseja saber como fazer um currículo é: Fale a verdade. Lembre-se que o currículo é a primeira fase da seleção, mas pode haver entrevistas e dinâmicas, e se você mentir no currículo, o avaliador poderá perceber isso. Portante, avalie com calma como fazer um currículo antes de começar.


Leia também...

Bookmark and Share

Deixe um Comentário