Finanças

Juros e Rendimentos da Poupança da Caixa: Como calcular?

Veja aqui como calcular os Juros da poupança da Caixa depois das mudanças feitas na poupança durante o primeiro semestre de 2012. Confira que as muitas vantagens da poupança permanecem!


Como calcular Juros e Rendimentos da Poupança da Caixa

Veja como é simples calcular os Juros e Rendimentos da Poupança da Caixa com as novas regras (Foto Divulgação)

Juros da poupança da Caixa – Novas Regras

Todos ou quase todos já ouviram falar das mudanças feitas na poupança durante o primeiro semestre de 2012. As alterações não foram enormes, mas, vale a pena esclarecer para conhecer o cenário atual e como calcular rendimentos e juros da poupança pela nova regra. Para isso rapidamente vamos dar uma olhada a alguns itens básicos sobre o assunto a seguir.

Regras dos juros da poupança da Caixa

Muitas pessoas estão lamentando essas mudanças feitas na poupança, já que consideram que essa opção financeira teria perdido uma das suas maiores vantagens, a sua simplicidade.

A poupança da Caixa é uma das aplicações financeiras mais antigas e tradicionais do Brasil. A seguir explicaremos como funcionam as regras dos juros da poupança da Caixa.

Estas novas regras de rendimento da poupança determinam que quando a taxa Selic for igual ou menor a 8.5% ao ano, o rendimento da poupança será do 70% da taxa Selic, somado a taxa referencial ou TR. Essa nova regra não foi aplicada para os depósitos feitos antes do 4 de Maio de 2012, já que a nova regra de rendimento da poupança somente será aplicada nos novos depósitos a partir dessa data. Assim, também a nova regra não elimina a anterior, já que quando a taxa Selic for maior de 8.5%, o rendimento fixo de 6.7% ao ano somado a taxa referencial está garantido.

Para controlar isso se recomenda fazer a consulta mensal do estado da sua conta e verificar o calculo de juros e rendimentos da poupança aplicados aos seus depósitos.

Esclarecimentos da nova regra de calculo da poupança

Além do que já foi mencionado, vale a pena esclarecer que a nova regra não altera outras já estabelecidas. A movimentação da Poupança continua com uma remuneração mensal, pode efetuar saques quando dispor para sua conta corrente, transferências, pagamentos, entre outros. Também não foi alterada a condição de que a remuneração é isenta de Imposto de Renda e com liquidez diária.

Para conferir outras duvidas e perguntas frequentes sobre a nova regra da poupança da Caixa recomendamos também visitar o site criado pela Caixa para responder facilmente as consultas:  Novas Regras de Cálculo dos Juros e Rendimentos da Poupança da Caixa.

Como calcular juros e rendimentos da poupança

O calculo de juros e rendimentos da poupança tem várias pontas que devem ser consideradas.  A SELIC, a taxa básica de juros, passa a ser o dado principal no calculo do rendimento da poupança.

  • SELIC menor que 8,5%
    Se a SELIC ficar igual ou menor que 8.5%, o rendimento será de 70% do valor da SELIC somado a TR. Então, a fórmula será: Rendimento = Selic * 0.7 + TR (taxa referencial).
  • SELIC maior que 8,5%
    Porém, caso a SELIC fique maior que 8,5%, então o rendimento da poupança rende como na regra antiga. Ou seja, 0,5% ao mês somado a TR. Então, a fórmula será: Rendimento = 0,5% + TR (taxa referencial).

O importante é notar que a TR tem títulos atrelados a SELIC. Portanto, praticamente quando a SELIC for menor que 8,5%, a TR vai tender a zero. Ou seja, o rendimento da poupança será em torno de 70% da SELIC.

É bom lembrar que estas regras valem para as poupanças de todos os bancos também! Agora que você já sabe como calcular os juros e rendimentos da poupança, mãos a obra – digo, na calculadora!


Leia também...

Como investir em Ouro?
Investir em ouro sempre foi um...
Como obter financiamento imobiliário?
Quase sempre quando resolvemos...
Previdência Privada: Como funciona? Vale a pena?
Com a Previdência Privada é po...
Como Revender Avon e lucrar muito!
Revender Avon é ter muitas van...
INSS Dataprev – Consulta do extrato de pagamento pela internet
A consulta de extrato de pagam...
Seguro desemprego: como funciona?
O seguro desemprego é um direi...
Consórcio Nacional Yamaha
O consórcio nacional Yamaha é ...
Consórcio Chevrolet: informações úteis
O consórcio Chevrolet é uma da...
Hering Store – Lojas e endereços
A Hering Store é uma marca de ...
Lei 8245: lei do inquilinato para leigos
A lei 8245 é a famosa lei do I...
Como usar seu FGTS para comprar sua casa própria
A compra do primeiro imóvel é ...
Consórcio Imobiliário da Caixa: Simulador
Quem procura financiamento par...
Bookmark and Share
1 comentário para Juros e Rendimentos da Poupança da Caixa: Como calcular?
  • Alysson

    Só um adendo, pela nova regra, que não elimina a anterior, já que quando a taxa Selic for maior de 8.5%, o rendimento fixo de 6.7% ao ano somado a taxa referencial está garantido.

    Não é 6.7% e sim 6.17% A.A. (0,5% A.M) uma diferença de mais um mês na rentabilidade…

Deixe um Comentário