Ensino

O que é Coleta Seletiva?

A coleta seletiva surgiu com a grande necessidade do mundo de estar de acordo com o meio ambiente. Por causa da crescente poluição do planeta, medidas simples foram necessárias para a diminuição da degradação do meio-ambiente e, ao mesmo tempo, através da reciclagem de matérias primas, reduzir a poluição do mundo. Conheça a seguir mais detalhes do que é a coleta seletiva.


Simbolo da Reciclagem e Coleta Seletiva

Simbolo da Reciclagem e Coleta Seletiva

O que é coleta seletiva

Com essa necessidade de harmonizar essa relação do ser humano com o meio-ambiente, certa iniciativas já fazem parte do dia-a-dia do cidadão em diversos cantos do planeta – entre estas iniciativas está a coleta seletiva, uma atitude simples, mas que vem trazendo inúmeros resultados positivos para o meio-ambiente.

A coleta seletiva consiste em recolher materiais recicláveis, subdivididos em categorias, como papel, metal, plástico e vidro, otimizando a qualidade da saúde pública.

A coleta seletiva tem importante papel, pois fazendo esta recolha “individualizada” assegura de que estes tipos de materiais sejam reciclados e que não sejam contaminados por lixo tóxico, oriundos de hospitais, por exemplo – o que impediria seu reaproveitamento.

Cores na coleta seletiva

Para que a separação do lixo funcione, na coleta seletiva existe uma determinação prévia de recolhimento de lixo. Esta separação se faz através de cores diferentes para cada tipo de lixo. Assim, na coleta seletiva temos as matérias separadas pelas seguintes cores:

Azul – Papelão e Papel
Verde – Vidro
Amarelo – Metal
Marrom – Orgânico
Vermelho – Plástico
Preto – Madeira.
Laranja – Resíduos tóxicos.
Cinza – Resíduos Orgânicos que na oferece riscos de contaminação.
Roxo – Materiais ou resíduos radioativos.
Branco – Materiais ou resíduos hospitalares.

Onde encontrar coleta seletiva

Existem diversos tipos de programas e forma de realizar a coleta seletiva, como coleta porta a porta, postos de troca, PICS (Programas Internos de Coleta Seletiva) e os PEV’s (Postos de Entrega Voluntária).

Benefícios da Coleta Seletiva

Os benefícios da coleta seletiva são vistos claramente e até tem resultado de curto prazo, pois a coleta seletiva recolhe cerca de 40% dos lixos domésticos e evitam que aterros sanitários fiquem cada vez mais cheios, além de reutilizar e diminuir custos de alguns produtos.  A coleta seletiva também aperfeiçoa a saúde pública diminuindo o risco de contaminação e otimiza a qualidade do meio ambiente.

A coleta seletiva ainda funciona como um instrumento político, pois serve para mostrar o nível de preocupação do governo do Estado para com a saúde público e o meio-ambiente.

O ciclo Reciclar, Reutilizar e Reduzir é realizado de forma completa a cada vez que matérias são entregues às coletas seletivas. Em suma, com a coleta seletiva o lixo vira “benefício” para o mundo.


Leia também...

O que faz o profissional de Mídia?
O profissional de Mídia em uma...
O que são Raios-X (Radiografia) Digital?
Os exames de Raios-X Digital, ...
O Sistema Solar e seus planetas
O Sistema Solar é formado por ...
Estrelas e Galáxias
As estrelas são os elementos b...
Jean de La Fontaine – Fábulas, obra e biografia
Jean de La Fontaine (1621-1695...
Asteróide Apophis: choque em 2036 com a Terra
O asteróide Apophis, de 390 me...
O que é Pós-Graduação, MBA, Mestrado e Doutorado
O ensino de Pós-graduação é di...
O que são os Asteroides
Existem milhares de pequenos c...
O que são Unidades de Medida
A primeira unidade de medida u...
Curso online Access 2007
Aprender o Access 2007 em um c...
Dicionário de Termos Econômicos – Parte 4
Nesta série de artigos Dicion...
Nero, Imperador de Roma
O imperador romano Nero, entre...
Bookmark and Share

Deixe um Comentário