Ensino

Os símbolos da Justiça e seus significados

Várias imagens são utilizadas como símbolos da Justiça. No Direito, a personificação da justiça como uma jovem equilibrando a “Balança da Verdade e da Justiça” remonta à deusa Maat (filha de Rá, o deus Sol), e mais tarde a Isis, outra deusa da mitologia egípcia. Através dos tempos, outras imagens somaram-se a imagem da deusa para reforçar os significados dos símbolos da justiça.


Símbolos da Justiça e seus significados

Os símbolos da Justiça sintetizam a idéia máxima do direito: todos são iguais perante à lei.

Os símbolos da Justiça recorrentes

Espada – A imagem da Espada representa coragem, força, regra e ordem. Significa a razão de forma clara e a força necessária para que os objetivos de justiça sejam alcançados.

Balança – Representa a igualdade, o equilíbrio e a ponderação. Aqui, o significado máximo é de que a justiça precisa ser igualitária, sem pender para nenhum lado envolvido, de forma as decisões aplicadas pela lei sejam justas e honestas.

Deusa de olhos vendados – Geralmente é uma imagem da deusa romana Justitia, que equivale à deusa grega Diké. No Direito, esta imagem muito presente nos símbolos da Justiça reafirma a intenção de que o tratamento da justiça deve ser igualitário para todos, sem nenhuma distinção ou tratamento diferenciado. Ao mesmo tempo, revela que a justiça busca a imparcialidade e ser objetiva em suas decisões. Como diz a afirmativa: “Todos são iguais perante à lei”.

Assim, como a Justiça está com seus olhos vendados, suas decisões são livres de interferências, resolvendo as questões de maneira clara e somente de acordo com as leis. Na imagem original, não havia a venda. Porém, através de uma interferência do povo alemão, surgiu a imagem com a venda, presente até os dias de hoje na maioria das representações e símbolos da Justiça em todo mundo.

Deusa de olhos abertos e sem venda – Este símbolo deve ser interpretado como a necessidade no Direito de impedir que qualquer detalhe importante para a aplicação da lei não seja levado em conta. Ou seja, trata-se de uma questão de obter um julgamento a partir de todos os pontos de vistas.

A força dos símbolos da Justiça reunidos

Assim, os símbolos da Justiça juntos representam uma grande metáfora, repleta de significados. A Justiça sem a espada para determinar e impor sua aplicação é um organismo sem força. Por sua vez, a Justiça sem o equilíbrio da balança é pura força bruta, irracional e sem lógica. Da mesma maneira que sem a venda nos olhos sua imparcialidade fica comprometida. Cada um completa o outro elemento para que as decisões da Justiça sejam as mais justas, sempre


Leia também...

O que faz o profissional de RH (Recursos Humanos)?
RH (Recursos Humanos) pode ser...
O que faz o profissional de Mídia?
O profissional de Mídia em uma...
O que é Sustentabilidade?
A idéia atual de Sustentabilid...
Curso à Distância Grátis SENAC
O SENAC oferece através de seu...
Obras de Pablo Picasso
Pintor, escultor, gravador, de...
O que são Unidades de Medida
A primeira unidade de medida u...
Monteiro Lobato: Obras, biografia e pensamento
Monteiro Lobato foi escritor e...
Cursos online grátis do Bradesco
Conheça como os cursos online ...
Dicionário de Termos Econômicos – Parte 2
Leia aqui a continuação desta ...
Curso de espanhol online grátis
Aprender outra língua é uma bo...
Curso a distancia na Anhanguera. Estude pela Internet.
Os cursos a distancia da Anhan...
Quem foi Napoleão Bonaparte. Biografia, frases e história
O Imperador Napoleão Bonaparte...
Bookmark and Share
6 comentários para Os símbolos da Justiça e seus significados

Deixe um Comentário