Ensino

Piet Mondrian, obras e biografia do pintor

Mondrian, (Piet Cornelis Mondrian 872-1944), pintor holandês, nascido em Amersfoort e falecido em Nova York. Iniciou seus estudos com o pai, que era pintor amador. Aos 20 anos Piet Mondrian começou a freqüentar a Academia de Belas Artes de Amsterdam onde iniciou sua trajetória.


Piet Mondrian, quadro Broadway Boogie-Woogie

O quadro Broadway Boogie-Woogie de Piet Mondrian, no museu de Arte Moderna de Nova York

Piet Mondrian, obras e biografia

A biografia do artista Piet Mondrian começa com o artista executando as primeiras telas (paisagens) na Academia de Belas Artes de Amsterdam. Piet Mondrian alcançou pouco sucesso com suas paisagens, que se caracterizavam pela ausência de detalhes, e isto contribuiu para que mais tarde se libertasse das técnicas tradicionais e passasse a explorar o mundo das abstrações.

Piet Mondrian na Europa

Em 1910 Piet Mondrian transferiu-se para Paris, onde sofreu a influência dos cubistas franceses. De volta à Holanda, fundou, com Van Doesburg, a revista De Stijl, na qual defendia a “cromoplástica”, isto é, a aliança entre a Pintura e a Arquitetura. Tais ideias constituíram, em 1920, o Neoplasticismo. Piet Mondrian transferiu-se para Londres pouco antes do início da II Guerra Mundial. Porém, em 1940 Piet Mondrian radicou-se nos EUA.

Piet Mondrian e o Neoplasticismo

Sucessivamente naturalista, pontilhista e cubista, antes de adotar seu inconfundível estilo abstrato, despojado de qualquer sensualismo, Mondrian, em suas últimas obras, divide a superfície do quadro em campos cromáticos puros, delimitados por linhas retas horizontais e verticais. É o apogeu do Neoplasticismo, que estava destinado a influenciar a Arte e a Arquitetura do século atual.

Piet Mondrian: “Broadway Boogie-Woogie”

Seu quadro mais conhecido, “Broadway Boogie-Woogie”, foi inspirado na malha urbana, nos táxis amarelos, que Mondrian via do alto da janela do hotel em Nova York, e também no ritmo frenético do boogie-woogie, que tanto apreciava.

Museus com as obras de Piet Mondrian

As obras de Piet Mondrian encontram-se nos museus de Amsterdam, Haia, Dresde, Hanover, Nova York, Filadélfia, Bufalo e na Universidade de Yale. O quadro mais controvertido de Piet Mondrian — “Broadway Boogie-Woogie” — está no Museu de Arte Moderna de Nova York.


Leia também...

Bookmark and Share

Deixe um Comentário