Ensino

Piet Mondrian, obras e biografia do pintor

Mondrian, (Piet Cornelis Mondrian 872-1944), pintor holandês, nascido em Amersfoort e falecido em Nova York. Iniciou seus estudos com o pai, que era pintor amador. Aos 20 anos Piet Mondrian começou a freqüentar a Academia de Belas Artes de Amsterdam onde iniciou sua trajetória.


Piet Mondrian, quadro Broadway Boogie-Woogie

O quadro Broadway Boogie-Woogie de Piet Mondrian, no museu de Arte Moderna de Nova York

Piet Mondrian, obras e biografia

A biografia do artista Piet Mondrian começa com o artista executando as primeiras telas (paisagens) na Academia de Belas Artes de Amsterdam. Piet Mondrian alcançou pouco sucesso com suas paisagens, que se caracterizavam pela ausência de detalhes, e isto contribuiu para que mais tarde se libertasse das técnicas tradicionais e passasse a explorar o mundo das abstrações.

Piet Mondrian na Europa

Em 1910 Piet Mondrian transferiu-se para Paris, onde sofreu a influência dos cubistas franceses. De volta à Holanda, fundou, com Van Doesburg, a revista De Stijl, na qual defendia a “cromoplástica”, isto é, a aliança entre a Pintura e a Arquitetura. Tais ideias constituíram, em 1920, o Neoplasticismo. Piet Mondrian transferiu-se para Londres pouco antes do início da II Guerra Mundial. Porém, em 1940 Piet Mondrian radicou-se nos EUA.

Piet Mondrian e o Neoplasticismo

Sucessivamente naturalista, pontilhista e cubista, antes de adotar seu inconfundível estilo abstrato, despojado de qualquer sensualismo, Mondrian, em suas últimas obras, divide a superfície do quadro em campos cromáticos puros, delimitados por linhas retas horizontais e verticais. É o apogeu do Neoplasticismo, que estava destinado a influenciar a Arte e a Arquitetura do século atual.

Piet Mondrian: “Broadway Boogie-Woogie”

Seu quadro mais conhecido, “Broadway Boogie-Woogie”, foi inspirado na malha urbana, nos táxis amarelos, que Mondrian via do alto da janela do hotel em Nova York, e também no ritmo frenético do boogie-woogie, que tanto apreciava.

Museus com as obras de Piet Mondrian

As obras de Piet Mondrian encontram-se nos museus de Amsterdam, Haia, Dresde, Hanover, Nova York, Filadélfia, Bufalo e na Universidade de Yale. O quadro mais controvertido de Piet Mondrian — “Broadway Boogie-Woogie” — está no Museu de Arte Moderna de Nova York.


Leia também...

O que faz o profissional de RH (Recursos Humanos)?
RH (Recursos Humanos) pode ser...
Símbolo da Paz
A pomba branca é um dos símbol...
As 10 Melhores Universidades do Mundo
O sonho da maioria dos estudan...
Instituto Quadrix - Concursos
O Instituto Quadrix, assim com...
As Sete Maravilhas do Mundo Antigo
As Sete Maravilhas do Mundo An...
Vídeos aulas na internet oferecem educação online
São muitos os sites com vídeos...
Curso de Conhecimentos Bancários para Concursos Online
Cursos de Conhecimentos Bancár...
Revista Veja Online Grátis
Através do acervo digital da r...
Curso Online de Espanhol com Certificado
Veja como fazer um curso de Es...
Cursos a distância Pedagogia – Opções online
O Curso à distância de Pedagog...
Quem foi Napoleão Bonaparte. Biografia, frases e história
O Imperador Napoleão Bonaparte...
Nero, Imperador de Roma
O imperador romano Nero, entre...
Bookmark and Share

Deixe um Comentário