Ensino

O que é Pós-Graduação, MBA, Mestrado e Doutorado

O ensino de Pós-graduação é direcionado para quem já possui algum diploma universitário. Os cursos de Pós-graduação costumam ter uma duração média (em torno de um ano) e servem para aprofundar o conhecimento do graduado em alguma área de saber. Existem dois tipos: Pós-graduação Lato Sensu e Pós-graduação Stricto Sensu. Saiba mais sobre Pós-graduação a seguir.


O que é Pós-Graduação, Mestrado, Doutorado e MBA

Quem procura fazer Pós-graduação?

São várias as razões para obter uma Pós-graduação.  Na grande maioria das vezes, o graduado busca aumentar seus conhecimentos para obter melhores oportunidades de trabalho na profissão escolhida, ou até mesmo obter maiores possibilidades de uma promoção ou crescimento na companhia em que trabalho. Outras razões que destacamos para fazer uma Pós-graduação são aumentar sua rede de relacionamentos profissionais e acadêmicos (network), ampliar os títulos necessários para certos concursos públicos ou preparar-se para uma carreira acadêmica.

Seja qual for a razão, uma Pós-graduação traz de imediato ao graduado um incremento naquilo que possui de mais valioso: conhecimento.

Tipos de Pós-graduação: Lato Sensu

A Pós-Graduação Lato Sensu refere-se aos chamados Cursos de Especialização. Aqui, a Pós-Graduação tem por objetivo maior ampliar e aprofundar os conhecimentos que o individuo obteve na sua formação universitária. A Pós-Graduação Lato Sensu prepara o individuo para o mercado de trabalho e serve para uma atualização de conhecimento dos graduados no nível superior, como tecnólogos, licenciados ou bacharéis.

A Pós-Graduação Lato Sensu possui uma carga horária mínima de 360 horas. Entre estes cursos de especialização, encontramos  os cursos de aperfeiçoamento conhecidos como MBA (abreviatura em inglês de Master in Business Administration), que ao contrário dos Estados Unidos não são equivalentes aos mestrados.

Tipos de Pós-graduação: Stricto Sensu

A Pós-Graduação Stricto Sensu tem duas categorias diferentes: Mestrado e Doutorado. Na Pós-Graduação Stricto Sensu os cursos são direcionados para a formação acadêmica e pesquisa. O Mestrado tem uma duração em torno de dois anos e destina-se a formação de Docentes. O Mestrado necessita de uma defesa de Dissertação de forma a comprovar o conhecimento sobre a sua área. O Doutorado tem uma duração maior, podendo chegar até quatro anos. O Doutorado necessita de uma defesa de Tese. Em algumas instituições, para o individuo cursar o Doutorado, necessita de um Mestrado como pré-requisito.

Pós-Graduação no Brasil

Inúmeras são as instituições onde fazer Pós-Graduação no Brasil. Porém, alguns cursos notadamente, conferem mais prestigio ao graduado que tenha ingressado e concluído sua Pós-Graduação neles. Portanto, como na escolha da faculdade, o individuo deve cercar-se de informações sobre a instituição em que planeja obter sua Pós-Graduação.


Leia também...

O que faz o profissional de Mídia?
O profissional de Mídia em uma...
O que são Raios-X (Radiografia) Digital?
Os exames de Raios-X Digital, ...
O que é Sustentabilidade?
A idéia atual de Sustentabilid...
Origem e Evolução do Universo
Um dos maiores e mais fundamen...
Jean de La Fontaine – Fábulas, obra e biografia
Jean de La Fontaine (1621-1695...
Como fazer um currículo: passo a passo
O primeiro passo na busca por ...
Lampião, o cangaceiro - vida e biografia do herói do sertão
Lampião era o nome de guerra q...
Presidente John F. Kennedy - Biografia
John F. Kennedy, trigésimo qui...
O que é Aquecimento Global?
O Aquecimento Global é um fenô...
Curso Online de Espanhol com Certificado
Veja como fazer um curso de Es...
Curso a distancia na Anhanguera. Estude pela Internet.
Os cursos a distancia da Anhan...
Folclore Brasileiro: Curupira, lenda e história
O Curupira é um famoso persona...
Bookmark and Share

Deixe um Comentário