Viagem

Pratos Típicos de Portugal

O prato típico de Portugal que ninguém pode deixar de experimentar nos restaurantes lusitanos é uma delícia: um bom prato de bacalhau. Portanto, quem planeja visitar Portugal não pode deixar de incluir no seu roteiro de viajem os principais pratos de bacalhau que marcam a cozinha portuguesa.

Bacalhau, o destaque da cozinha portuguesa

Essa tradição do bacalhau, um prato adorado em várias partes do mundo, surgiu na época das Cruzadas. E para preservar o peixe durante as longas viagens de navio das Cruzadas, os portugueses conservavam o bacalhau co sal, uma técnica que até hoje é utilizada em inúmeras receitas. Atualmente, existem mais de 356 receitas diferentes de bacalhau -praticamente uma para cada dia do ano.

pratos típicos de portugal

Bacalhau a portuguesa, uma delícia imperdível da cozinha portuguesa

Que lugares de Portugal visitar?

Quem deseja experimentar essa especialidade em Portugal (e outros pratos com frutos do mar), deve incluir no seu roteiro os restaurantes do litoral sul do país, a conhecida Algarve, região de Portugal que mais atrai os turistas.

Já Lisboa, capital de Portugal, na Europa é uma das cidades mais atraentes para quem curte o turismo gastronômico. Os restaurantes em Lisboa em sua maioria ficam situados no norte da cidade ou no porto, e costumam oferecer porções generosas e sempre saborosas.

Especialidades da cozinha lusitana

Além do bacalhau, a carne de porco é uma outra especialidade da cozinha portuguesa. Um prato típico muito apreciado do interior de Portugal é o cozido à portuguesa. O Prato consiste de um chouriço de carne suína com vegetais. Uma delícia!

Para quem aprecia refeições mais leves, a sugestão é o saboroso frango grelhado com molho bem apimentado. Imperdível. Para a sobremesa, o doce mais famoso do país é o delicioso pastel de Belém.

Pratos Típicos de Portugal

Bacalhau ao Brás
Neste tradicional prato de Portugal, o bacalhau ao Brás, o peixe é desfiado e frito com alho e cebola. Depois, o bacalhau é misturado com batatas fritas finas – temperadas com pimenta e salsinha – e muitos ovos.

Pastéis de Belém
Essa famosa especialidade lusitana é preparada com nata e uma pequena quantidade de açúcar. Dizem que os pastéis de Belém foram criados em 1837 por padres de um mosteiro em Portugal. Os pastéis de Belém eram vendidos à população.

Tortas de Azeitão
Como a maior parte das sobremesas lusitanas, as tortas de Azeitão são preparadas com amêndoas, gema de ovo e muito açúcar. A típica torta de Azeitão – uma espécie de bolo com creme de ovos moles – é um doce bem delicado, leve e delicioso.

Sardinhas
Sardinhas grelhadas são consumidas em Portugal principalmente na primavera e no verão. O prato é servido com pedaços de pão, pepino, tomate e pimentão. O pão absorve a gordura do peixe e fica muito delicioso.

Leia também...

Granada, Espanha. O que visitar?
Granada é um dos Pontos Turíst...
Veneza, Itália. Quais as principais atrações?
Veneza, na Itália, é um dos lu...
Hotéis em New York (Nova Iorque)
Hotéis em Nova Iorque existem ...
New York (Nova Iorque): dicas para quem vai viajar
Confira aqui algumas dicas sup...
Restaurantes onde comer em New York (Nova Iorque)
Em New York (Nova Iorque), se ...
Excursões para Disney
As excursões para a Disney ofe...
Pousadas em Gramado (RS) mais recomendadas
Gramado é a cidade turística d...
Pousadas em Campos do Jordão mais procuradas
Campos do Jordão é uma cidade ...
Pontos Turísticos da Austrália
Os pontos turísticos da Austrá...
Pousadas em Foz do Iguaçu (PR)
Foz do Iguaçu é um dos pontos ...
TOP 5 Pousadas em Fortaleza (CE)
Uma seleção das cinco melhores...
Principais pontos turísticos do Canadá
Viaje através dos principais p...
Bookmark and Share

Deixe um Comentário