Ensino

Primeira Guerra Mundial – Resumo

A Primeira Guerra Mundial começou em 28 de Julho de 1914 e terminou em 11 de Novembro de 1918. Essa guerra é conhecida por ter sido muito surpreendente para as pessoas da época, pois nunca havia morrido tantas pessoas em uma guerra antes na história. Confira a seguir detalhes da Primeira Guerra Mundial.


Primeira Guerra Mundial Resumo

A primeira guerra mundial é conhecida como a guerra das trincheiras, pois foi a primeira guerra em que as trincheiras foram largamente utilizadas

A  origem da Primeira Guerra Mundial

Não é possível falar em uma só causa para o que acontece no curso da história, existe uma série de fatores que, quando conjugados, dão origem aos fatos históricos.

No caso da primeira guerra mundial, fala-se em um estopim para a guerra e outros fatores antecedentes. Dois fatores que antecederam a primeira guerra mundial, e que são tidos como os que mais contribuíram para a primeira grande guerra são a corrida armamentista e o imperialismo das nações européias.

Já o estopim da primeira guerra mundial foi o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando – herdeiro do trono austro-húngaro – e de sua esposa Sofia Hohenberg. O assassinato desencadeou uma série de fatos que culminaram com a primeira guerra mundial, embora as causas do conflito sejam bem mais profundas do que isso.

Possíveis causas da Primeira Guerra Mundial

Como foi dito, há duas causas fortes para o acontecimento da primeira guerra mundial: A corrida armamentista e o imperialismo europeu.

A corrida armamentista ocorreu principalmente entre Inglaterra e Alemanha. A Inglaterra, por estar situada em uma ilha, desenvolveu desde cedo as técnicas náuticas, já a Alemanha vinha em um processo de desenvolvimento mais recente. Esse processo gerava uma tensão entre as duas nações, o que somado à tensão que estava crescendo na Europa, contribuiu para a eclosão da primeira guerra mundial.

Já o imperialismo econômico, aceito como a principal causa da primeira guerra mundial, merece um pouco mais de cuidado para ser explicado.

O imperialismo econômico é a política de expansão e domínio territorial, que pode acontecer no âmbito cultural, político e econômico. No caso da primeira guerra mundial, o imperialismo se dava devido a uma necessidade de exportar produtos. A revolução industrial já havia acontecido na França e na Alemanha e ambos os países ficaram com o mercado interno saturado. Com essa saturação, começaram a buscar outros países para os quais exportar e dos quais pudesses extrair riquezas, o continente africano foi, então, partilhado entre as potências européias.

As alianças militares da primeira guerra mundial

Acontece que Alemanha e Itália não foram representadas nessa partilha, o que gerou uma grande tensão, que contribuiu para a eclosão da primeira guerra mundial. Formaram-se então, duas alianças militares opostas que iriam lutar na primeira guerra mundial: A tríplice aliança e a Tríplice Entente.

Essas foram as alianças militares da primeira guerra mundial. Na tríplice entente estavam o Império Britânico, a França e o Império Russo, esse último retirou-se da guerra em 1917 devido à revolução russa, em seu lugar entraram os Estados Unidos.

Já do lado da Tríplice Aliança, a outra aliança militar da primeira guerra mundial, estavam a Itália, a Alemanha e a Áustria-Hungria.

A primeira guerra mundial é conhecida como a guerra das trincheiras, pois foi a primeira guerra em que as trincheiras foram largamente utilizadas.

O Tratado de Versalhes encerrou a Primeira Guerra Mundial

A tríplice aliança foi derrotada na primeira guerra mundial, e o tratado de paz que encerrou a primeira guerra mundial foi o Tratado de Versalhes, que, dentre outras coisas, proibia a produção bélica por parte dos países vencidos.


Leia também...

O que são os Pulsars
Os pulsars são estrelas neutrô...
Símbolo do Infinito
O Símbolo do Infinito (∞) repr...
Como fazer um currículo: passo a passo
O primeiro passo na busca por ...
Instituto Quadrix - Concursos
O Instituto Quadrix, assim com...
Asteróide Apophis: choque em 2036 com a Terra
O asteróide Apophis, de 390 me...
Franz Kafka, autor de "A Metamorfose"
Franz Kafka (1883-1924), escri...
O que é Pós-Graduação, MBA, Mestrado e Doutorado
O ensino de Pós-graduação é di...
Os Manuscritos do Mar Morto online
Os Manuscritos do Mar Morto fo...
Curso de Conhecimentos Bancários para Concursos Online
Cursos de Conhecimentos Bancár...
Curso de espanhol online grátis
Aprender outra língua é uma bo...
Dicionário de Termos Econômicos – Parte 3
Série de artigos sobre os term...
O que fazer se seu filho odeia a escola?
Quando uma criança apresenta s...
Bookmark and Share
2 comentários para Primeira Guerra Mundial – Resumo

Deixe um Comentário