Ensino

Primeira Guerra Mundial – Resumo

A Primeira Guerra Mundial começou em 28 de Julho de 1914 e terminou em 11 de Novembro de 1918. Essa guerra é conhecida por ter sido muito surpreendente para as pessoas da época, pois nunca havia morrido tantas pessoas em uma guerra antes na história. Confira a seguir detalhes da Primeira Guerra Mundial.


Primeira Guerra Mundial Resumo

A primeira guerra mundial é conhecida como a guerra das trincheiras, pois foi a primeira guerra em que as trincheiras foram largamente utilizadas

A  origem da Primeira Guerra Mundial

Não é possível falar em uma só causa para o que acontece no curso da história, existe uma série de fatores que, quando conjugados, dão origem aos fatos históricos.

No caso da primeira guerra mundial, fala-se em um estopim para a guerra e outros fatores antecedentes. Dois fatores que antecederam a primeira guerra mundial, e que são tidos como os que mais contribuíram para a primeira grande guerra são a corrida armamentista e o imperialismo das nações européias.

Já o estopim da primeira guerra mundial foi o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando – herdeiro do trono austro-húngaro – e de sua esposa Sofia Hohenberg. O assassinato desencadeou uma série de fatos que culminaram com a primeira guerra mundial, embora as causas do conflito sejam bem mais profundas do que isso.

Possíveis causas da Primeira Guerra Mundial

Como foi dito, há duas causas fortes para o acontecimento da primeira guerra mundial: A corrida armamentista e o imperialismo europeu.

A corrida armamentista ocorreu principalmente entre Inglaterra e Alemanha. A Inglaterra, por estar situada em uma ilha, desenvolveu desde cedo as técnicas náuticas, já a Alemanha vinha em um processo de desenvolvimento mais recente. Esse processo gerava uma tensão entre as duas nações, o que somado à tensão que estava crescendo na Europa, contribuiu para a eclosão da primeira guerra mundial.

Já o imperialismo econômico, aceito como a principal causa da primeira guerra mundial, merece um pouco mais de cuidado para ser explicado.

O imperialismo econômico é a política de expansão e domínio territorial, que pode acontecer no âmbito cultural, político e econômico. No caso da primeira guerra mundial, o imperialismo se dava devido a uma necessidade de exportar produtos. A revolução industrial já havia acontecido na França e na Alemanha e ambos os países ficaram com o mercado interno saturado. Com essa saturação, começaram a buscar outros países para os quais exportar e dos quais pudesses extrair riquezas, o continente africano foi, então, partilhado entre as potências européias.

As alianças militares da primeira guerra mundial

Acontece que Alemanha e Itália não foram representadas nessa partilha, o que gerou uma grande tensão, que contribuiu para a eclosão da primeira guerra mundial. Formaram-se então, duas alianças militares opostas que iriam lutar na primeira guerra mundial: A tríplice aliança e a Tríplice Entente.

Essas foram as alianças militares da primeira guerra mundial. Na tríplice entente estavam o Império Britânico, a França e o Império Russo, esse último retirou-se da guerra em 1917 devido à revolução russa, em seu lugar entraram os Estados Unidos.

Já do lado da Tríplice Aliança, a outra aliança militar da primeira guerra mundial, estavam a Itália, a Alemanha e a Áustria-Hungria.

A primeira guerra mundial é conhecida como a guerra das trincheiras, pois foi a primeira guerra em que as trincheiras foram largamente utilizadas.

O Tratado de Versalhes encerrou a Primeira Guerra Mundial

A tríplice aliança foi derrotada na primeira guerra mundial, e o tratado de paz que encerrou a primeira guerra mundial foi o Tratado de Versalhes, que, dentre outras coisas, proibia a produção bélica por parte dos países vencidos.


Leia também...

O que são Quasars
Os Quasars (fontes quase estel...
Símbolo da Paz
A pomba branca é um dos símbol...
Cursos SENAC profissionalizantes
Conheça os cursos do SENAC – S...
Curso à Distância Grátis FGV
A Fundação Getúlio Vargas tem ...
Franz Kafka, autor de "A Metamorfose"
Franz Kafka (1883-1924), escri...
O que são os Asteroides
Existem milhares de pequenos c...
Lendas do Folclore Brasileiro, Personagens
Conheça os principais personag...
Cursos online grátis do Bradesco
Conheça como os cursos online ...
Curso de Conhecimentos Bancários para Concursos Online
Cursos de Conhecimentos Bancár...
Cursos a distância UNIP: Pedagogia e Serviço Social
Conheça os cursos a distancia ...
Cursos a distância Pedagogia – Opções online
O Curso à distância de Pedagog...
Folclore Brasileiro: Curupira, lenda e história
O Curupira é um famoso persona...
Bookmark and Share
2 comentários para Primeira Guerra Mundial – Resumo

Deixe um Comentário