Ensino

Símbolo da Medicina – Caduceu

Um símbolo tem a função de representar uma coisa. Quando falamos no símbolo da medicina, estamos falando no que representa – condensa significados – essa área de atuação.


Símbolo da Medicina - Caduceu

Símbolo da Medicina - Caduceu

O símbolo da medicina é o caduceu, um bastão bem trabalhado, com duas serpentes simétricas e opostas enroladas nele e um par de asas no topo desse bastão. Caduceus é a tradução em latim de uma palavra grega que significa bastão dos arautos, que era um bastão que concedia imunidade a quem o possuísse, desde que este estivesse em missão de paz.

Agora que sabemos qual é o símbolo da medicina, vamos analisar que significados esse símbolo condensa.

Os elementos do símbolo da medicina

Uma das possíveis formas de compreender e interpretar o símbolo da medicina é através da análise das partes que fazem parte dele. Existem múltiplas interpretações para os elementos do símbolo da medicina, e cada uma das suas partes abre espaço para diversas possibilidades. Exploraremos algumas delas aqui.

Quando ao bastão, ele pode representar o poder, a vida, a magia e ou a sustentação. Todas as interpretações poderiam ser as corretas e fariam sentido no contexto do símbolo da medicina, por isso não convém inventar um conflito entre as interpretações.

Já a serpente é a parte mais significativa do símbolo da medicina. Muitas vezes a serpente é associada a algo negativo, por motivos religiosos – a serpente seria a representação do mau – ou pela visão que vive no imaginário popular de que a serpente é um animal perigoso, traiçoeiro e peçonhento.

O fato é que no símbolo da medicina, a serpente representa a dualidade, e uma outra perspectiva é trabalhada. A serpente é o símbolo do bem e do mal, como a medicina não lida só com a saúde, mas ao contrário, se faz necessária para prevenir e curar doenças, é necessário ao médico ter o conhecimento do mau, para garantir que venha o que é bom, o que justifica a serpente como um símbolo da medicina.

A serpente também tem a característica de trocar de pele, de se transformar, e por isso representa bem a propriedade da medicina de se reinventar o tempo inteiro. A medicina de hoje não é a mesma de um ano atrás, ela muda a cada nova descoberta.

Porque o símbolo da medicina é o caduceu?
Caduceu - Símbolo da Medicina

Símbolo da Medicina - Caduceus é uma palavra palavra grega que significa bastão dos arautos, um bastão que concedia imunidade a quem o possuísse, desde que estivesse em missão de paz.

Acredita-se que o que mais contribuiu para que o caduceu se popularizasse como símbolo da medicina foi a sua adoção pelo exército norte-americano como insígnia do departamento médico.


Leia também...

Estrelas e Galáxias
As estrelas são os elementos b...
O que são Quasars
Os Quasars (fontes quase estel...
As 10 Melhores Universidades do Brasil
Ingressar em uma universidade ...
Lampião, o cangaceiro - vida e biografia do herói do sertão
Lampião era o nome de guerra q...
Monteiro Lobato: Obras, biografia e pensamento
Monteiro Lobato foi escritor e...
Os Manuscritos do Mar Morto online
Os Manuscritos do Mar Morto fo...
Lendas do Folclore Brasileiro, Personagens
Conheça os principais personag...
Dicionário de Termos Econômicos – Parte 1
Balanço de pagamentos? Divida ...
Curso de Word e Excel Online - Aprenda pela Internet
Fazer um Curso de Word e Excel...
Cursos Online com certificado - Lista
Para quem busca cursos online ...
Cursos a distância Pedagogia – Opções online
O Curso à distância de Pedagog...
Dicionário de Termos Econômicos – Parte 4
Nesta série de artigos Dicion...
Bookmark and Share
2 comentários para Símbolo da Medicina – Caduceu
  • diego

    Quero salientar que o caduceu não é o símbolo da medicina e sim o bastão de asclépio com apenas uma cobra,o caduceu foi introduzido tardiamente na medicina por pura falta de conhecimento,o caduceu símbolo do deus hermes,enquanto o bastão de asclépio é o verdadeiro símbolo genuíno da medicina!

  • maicon

    Apenas reforçando o comentario do Diego, o Caduceu é o simbolo das Ciências Contábeis.

Deixe um Comentário