Ensino

Símbolo da Medicina – Caduceu

Um símbolo tem a função de representar uma coisa. Quando falamos no símbolo da medicina, estamos falando no que representa – condensa significados – essa área de atuação.


Símbolo da Medicina - Caduceu

Símbolo da Medicina - Caduceu

O símbolo da medicina é o caduceu, um bastão bem trabalhado, com duas serpentes simétricas e opostas enroladas nele e um par de asas no topo desse bastão. Caduceus é a tradução em latim de uma palavra grega que significa bastão dos arautos, que era um bastão que concedia imunidade a quem o possuísse, desde que este estivesse em missão de paz.

Agora que sabemos qual é o símbolo da medicina, vamos analisar que significados esse símbolo condensa.

Os elementos do símbolo da medicina

Uma das possíveis formas de compreender e interpretar o símbolo da medicina é através da análise das partes que fazem parte dele. Existem múltiplas interpretações para os elementos do símbolo da medicina, e cada uma das suas partes abre espaço para diversas possibilidades. Exploraremos algumas delas aqui.

Quando ao bastão, ele pode representar o poder, a vida, a magia e ou a sustentação. Todas as interpretações poderiam ser as corretas e fariam sentido no contexto do símbolo da medicina, por isso não convém inventar um conflito entre as interpretações.

Já a serpente é a parte mais significativa do símbolo da medicina. Muitas vezes a serpente é associada a algo negativo, por motivos religiosos – a serpente seria a representação do mau – ou pela visão que vive no imaginário popular de que a serpente é um animal perigoso, traiçoeiro e peçonhento.

O fato é que no símbolo da medicina, a serpente representa a dualidade, e uma outra perspectiva é trabalhada. A serpente é o símbolo do bem e do mal, como a medicina não lida só com a saúde, mas ao contrário, se faz necessária para prevenir e curar doenças, é necessário ao médico ter o conhecimento do mau, para garantir que venha o que é bom, o que justifica a serpente como um símbolo da medicina.

A serpente também tem a característica de trocar de pele, de se transformar, e por isso representa bem a propriedade da medicina de se reinventar o tempo inteiro. A medicina de hoje não é a mesma de um ano atrás, ela muda a cada nova descoberta.

Porque o símbolo da medicina é o caduceu?
Caduceu - Símbolo da Medicina

Símbolo da Medicina - Caduceus é uma palavra palavra grega que significa bastão dos arautos, um bastão que concedia imunidade a quem o possuísse, desde que estivesse em missão de paz.

Acredita-se que o que mais contribuiu para que o caduceu se popularizasse como símbolo da medicina foi a sua adoção pelo exército norte-americano como insígnia do departamento médico.


Leia também...

O Sistema Solar e seus planetas
O Sistema Solar é formado por ...
Cursos SENAC profissionalizantes
Conheça os cursos do SENAC – S...
As 10 Melhores Universidades do Brasil
Ingressar em uma universidade ...
Lampião, o cangaceiro - vida e biografia do herói do sertão
Lampião era o nome de guerra q...
O que é Pós-Graduação, MBA, Mestrado e Doutorado
O ensino de Pós-graduação é di...
Vídeos aulas na internet oferecem educação online
São muitos os sites com vídeos...
Cursos online grátis do Bradesco
Conheça como os cursos online ...
Cursos Online com certificado - Lista
Para quem busca cursos online ...
Cursos a distância Pedagogia – Opções online
O Curso à distância de Pedagog...
Piet Mondrian, obras e biografia do pintor
Piet Mondrian (872-1944), nas...
Curso a distancia de segurança do trabalho
Existem diversas possibilidade...
Heitor Villa-Lobos, músicas e biografia
O compositor Heitor Vila-Lobos...
Bookmark and Share
2 comentários para Símbolo da Medicina – Caduceu
  • diego

    Quero salientar que o caduceu não é o símbolo da medicina e sim o bastão de asclépio com apenas uma cobra,o caduceu foi introduzido tardiamente na medicina por pura falta de conhecimento,o caduceu símbolo do deus hermes,enquanto o bastão de asclépio é o verdadeiro símbolo genuíno da medicina!

  • maicon

    Apenas reforçando o comentario do Diego, o Caduceu é o simbolo das Ciências Contábeis.

Deixe um Comentário