Ensino

Símbolo do Infinito

O Símbolo do Infinito (∞) representa um conceito que é usado em muitos campos. A maioria dos usos do símbolo do Infinito na matemática e física se refere a uma quantidade sem limite ou fim. Porém, foram desenvolvidos vários conceitos e idéias ao longo da história sobre a natureza e o Símbolo do Infinito. A palavra vem do latim ou Infinitas (sem limites).


Símbolo do Infinito

Símbolo do Infinito, o 8 deitado

O Símbolo do Infinito e seus usos

Foi John Wallis quem trouxe o Símbolo do Infinito (o número “8” deitado) em 1655 para a Matemática. Existem várias hipóteses para esse este ser o símbolo do Infinito. Uma delas, fala sobre o fato do numeral romano para 1000 “CIC” (que teria origem no mesmo símbolo do etrusco para 1000) que se assemelhava ao símbolo atual do Infinito. Este numeral romano tinha também o significado de “muitos”. Outra hipótese para o Símbolo do Infinito deriva da letra grega “Omega” ( ω ) que era a última letra do alfabeto grego. E outra: antes das máquinas de composição serem inventadas, o símbolo “∞” era muito fácil de ser impresso em tipografia, pois bastava simplesmente deitar o número 8 de lado para se obter o Símbolo do Infinito.

Em matemática, o conceito do Infinito é muitas vezes tratado como se fosse um número (o Infinito de coisas ou medidas: “um número infinito de termos”, por exemplo), mas não é o mesmo tipo de número como os números reais. Por exemplo, o conjunto de números inteiros é infinito contável, enquanto o conjunto dos números reais é incontável, é infinito.

O Símbolo do Infinito no Exoterismo

O Símbolo de Infinito é carregado de significados místicos. Simboliza a ausência de princípio nem fim, um instante de plenitude, esplendor, quando o individuo se conscientiza que de Deus e da Vida. O Símbolo de Infinito representa um estado de chegada ao destino final, ao mesmo tempo em que há o recomeço.


Leia também...

O que são Quasars
Os Quasars (fontes quase estel...
Cursos SENAC profissionalizantes
Conheça os cursos do SENAC – S...
Curso à Distância Grátis SENAC
O SENAC oferece através de seu...
Franz Kafka, autor de "A Metamorfose"
Franz Kafka (1883-1924), escri...
O que são os Asteroides
Existem milhares de pequenos c...
Vídeos aulas na internet oferecem educação online
São muitos os sites com vídeos...
Lendas do Folclore Brasileiro, Personagens
Conheça os principais personag...
Curso de Word e Excel Online - Aprenda pela Internet
Fazer um Curso de Word e Excel...
Piet Mondrian, obras e biografia do pintor
Piet Mondrian (872-1944), nas...
Curso a distancia de segurança do trabalho
Existem diversas possibilidade...
Curso online Access 2007
Aprender o Access 2007 em um c...
Folclore Brasileiro: Curupira, lenda e história
O Curupira é um famoso persona...
Bookmark and Share
2 comentários para Símbolo do Infinito
  • davilla

    alem do infinito precisamos ser quem somos ….pois e preciso encarar a visda de forma significativa onde os limites passa a ser apenas um de nossos desafios

  • Wagner

    Obrigadão!… Pela explicação objetiva e resumida, vou usar o texto como suporte de uma pesquisa que estou realizando sobre o símbolo do infinito, mas vou identificar sua origem.

Deixe um Comentário