Ensino

Símbolo do Infinito

O Símbolo do Infinito (∞) representa um conceito que é usado em muitos campos. A maioria dos usos do símbolo do Infinito na matemática e física se refere a uma quantidade sem limite ou fim. Porém, foram desenvolvidos vários conceitos e idéias ao longo da história sobre a natureza e o Símbolo do Infinito. A palavra vem do latim ou Infinitas (sem limites).


Símbolo do Infinito

Símbolo do Infinito, o 8 deitado

O Símbolo do Infinito e seus usos

Foi John Wallis quem trouxe o Símbolo do Infinito (o número “8” deitado) em 1655 para a Matemática. Existem várias hipóteses para esse este ser o símbolo do Infinito. Uma delas, fala sobre o fato do numeral romano para 1000 “CIC” (que teria origem no mesmo símbolo do etrusco para 1000) que se assemelhava ao símbolo atual do Infinito. Este numeral romano tinha também o significado de “muitos”. Outra hipótese para o Símbolo do Infinito deriva da letra grega “Omega” ( ω ) que era a última letra do alfabeto grego. E outra: antes das máquinas de composição serem inventadas, o símbolo “∞” era muito fácil de ser impresso em tipografia, pois bastava simplesmente deitar o número 8 de lado para se obter o Símbolo do Infinito.

Em matemática, o conceito do Infinito é muitas vezes tratado como se fosse um número (o Infinito de coisas ou medidas: “um número infinito de termos”, por exemplo), mas não é o mesmo tipo de número como os números reais. Por exemplo, o conjunto de números inteiros é infinito contável, enquanto o conjunto dos números reais é incontável, é infinito.

O Símbolo do Infinito no Exoterismo

O Símbolo de Infinito é carregado de significados místicos. Simboliza a ausência de princípio nem fim, um instante de plenitude, esplendor, quando o individuo se conscientiza que de Deus e da Vida. O Símbolo de Infinito representa um estado de chegada ao destino final, ao mesmo tempo em que há o recomeço.


Leia também...

O que faz o profissional de Mídia?
O profissional de Mídia em uma...
As 10 Melhores Universidades do Brasil
Ingressar em uma universidade ...
Lampião, o cangaceiro - vida e biografia do herói do sertão
Lampião era o nome de guerra q...
O espiritismo e Allan Kardec
Allan Kardec, pseudônimo de Hi...
Mitologia: Júpiter (Zeus)
Júpiter ou Zeus, deus supremo ...
As Sete Maravilhas do Mundo Antigo
As Sete Maravilhas do Mundo An...
Curso de Redação e Escrita Online
Aprenda como adquirir uma boa...
Revista Veja Online Grátis
Através do acervo digital da r...
Cursos a distância UNIP: Pedagogia e Serviço Social
Conheça os cursos a distancia ...
Cursos a distância Pedagogia – Opções online
O Curso à distância de Pedagog...
Folclore Brasileiro: Curupira, lenda e história
O Curupira é um famoso persona...
Quem foi Napoleão Bonaparte. Biografia, frases e história
O Imperador Napoleão Bonaparte...
Bookmark and Share
2 comentários para Símbolo do Infinito
  • davilla

    alem do infinito precisamos ser quem somos ….pois e preciso encarar a visda de forma significativa onde os limites passa a ser apenas um de nossos desafios

  • Wagner

    Obrigadão!… Pela explicação objetiva e resumida, vou usar o texto como suporte de uma pesquisa que estou realizando sobre o símbolo do infinito, mas vou identificar sua origem.

Deixe um Comentário