Saúde e Beleza

Umidificador de Ar funciona? Como usar e quais seus benefícios?

O umidificador de ar é ideal para certas regiões do país, onde o clima é muito seco e com isso surgem os problemas respiratórios, pois o clima seco prejudica a respiração favorecendo o surgimento de doenças e gripes. Leia mais a seguir.


Veja como usar o Umidificador de Ar e quais seus benefícios.

Umidificador de Ar funciona. Veja como usar e quais seus benefícios.

Quem precisa do umidificador de ar

Com o desenvolvimento da tecnologia, engenheiros criaram o aparelho umidificador de ar, que nada mais é do que um aparelho ligado à luz que melhora a umidade do ar em um ambiente. E com isso, melhora a respiração e o conforto das pessoas. As crianças e idosos são os que mais sofrem com a falta de umidade do ar, por isso o umidificador de ar está cada vez mais presente nos lares. Mas sempre fica a dúvida: o umidificador de ar funciona mesmo?

O umidificador de ar funciona?

Sim, o umidificador de ar realmente funciona. Seu principio é simples. O aparelho estabiliza a umidade relativa do ar no ambiente, deixando o ar agradável e mais saudável de respirar. Geralmente o umidificador de ar é mais utilizado no inverno, pois é quando temos mais necessidade de respirar melhor para que o corpo se sinta bem. Apesar do umidificador de ar resolver o problema em clima mais seco, o aparelho também pode ser prejudicial a saúde se não utilizado de forma correta.

Para quem têm problemas respiratórios, o excesso de umidificação em um ambiente pode ser tão prejudicial à saúde como o clima seco. Assim, se deixarmos o umidificador ligado 24 horas durante um período de cinco dias em um quarto trancado, a consequência será o aparecimento de mofo e bolor no ambiente. O que é muito prejudicial para quem tem problemas respiratórios.

Como usar corretamente o umidificador de ar

O ideal é ligar o umidificador de ar quatro horas antes de dormir, pois quando a pessoa for para o quarto, já está bem agradável. Existem aparelhos mais modernos e sofisticados que possuem o timer. Com isso, é possível programar o desligamento durante o sono.

Benefícios do umidificador de ar

O ar seco desidrata as mucosas no nariz, garganta e faringe, facilitando os riscos de inflamação. Por isso, pessoas que sofrem com renite, faringite, sinusite e asma, sofrem com o ar seco que ajuda a piorar a situação. Existem métodos mais simples de manter a umidade do ar, mas o mais importante é manter o corpo bem hidratado. Beber água em clima seco ajuda muito a diminuir o mal estar causado pelo clima.

O clima seco é um problema crônico em inúmeras regiões do Brasil. A região central do país é a mais afetada pelo problema, especialmente na estação do inverno. Por ser uma região afastada do litoral, o clima acaba ficando bastante seco, o que origina a baixa umidade do ar. Além disso, o bloqueio das massas de ar quente nessa região impede a chegada da chuva, que resolveria o problema, estabilizando a umidade. Para estas regiões, o umidificador de ar é a solução perfeita.

O umidificador de ar utilizado de maneira correta e com cuidado é uma grande solução para os dias mais secos do ano, ajudando e facilitando a respiração, além de prevenir doenças.


Leia também...

Bookmark and Share

Deixe um Comentário